Página sobre Física Geral ( Cinemática e Dinâmica da Partícula, e um pouco mais... ) mantida por alunos do ITA.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
terça-feira, 8 de novembro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Resolução Item B Questão Semana 2
Observe atentamente a figura abaixo.
Descreva o que representa o "intended path" e o "actual path"? Explique por que razão a força de coriolis é responsável pela diferença entre eles.
De acordo com a figura, o “intended path” é o menor percurso na superfície terrestre entre o ponto de início ( pólo norte )do movimento ( para efeito ilustrativo, imagine-se o lançamento de um míssel ), ao seu alvo, considerando-se o alvo fixo na superfície da terra, i.e., em movimento de rotação síncrono com a mesma.
O “actual path” é o menor percurso na superfície terrestre entre o ponto de início (pólo norte) e a posição original do alvo, em um referencial inercial.
A denominação das trajetórias reflete bem a idéia : o “intended path”, ou “caminho pretendido”, descreve o menor caminho entre o lançamento e a posição do alvo no momento efetivo em que é alcançado. O “actual path” , ou “caminho verdadeiro”, descreve a trajetória percorrida por um móvel dotado de inércia caso este seja lançado com a pretensão de seguir o “intended path” sem que sejam considerados os desvios provocados pela força de Coriolis.
A força de Coriolis é responsável pela diferença entre os dois, pois é a força inercial ( no referencial em rotação síncrona com a Terra ) que atua na direção do desvio.
Como curiosidade histórica, é interessante lembrar o caso das bombas voadoras alemães V1 e V2, que durante a 2a Guerra Mundial erraram vários alvos, pois seus projetos e operação desconsideravam os efeitos da força de Coriolis.
Resolução Item A Questão Semana 2
Estude o papel das forças fictícias de Coriolis e Centrífuga, e responda: Qual delas é responsável pela deflexão de um fio de prumo nas proximidades da superfície da Terra? Justifique sua resposta e apresente uma representação gráfica.
Como podemos ver na figurar abaixo, vista por um referencial que gira junto com a terra, a ponta de um fio de prumo tem associada uma força inercial centrífuga, devido à aceleração de rotação.
Devido à isto, à força T ( tração do fio ) soma-se uma componente responsável por anular os efeitos da aceleração centrífuga, que , fora do equador, não tem a mesma direção da força de atração gravitacional.
No caso em que o fio de prumo está parado em relação ao referencial que gira com a Terra, não há força de Coriolis, pois esta depende do movimento relativo entre o objeto estudado e o referencial não-inercial.
Logo, a força responsável pela deflexão de um fio de prumo nas proximidades da superfície da Terra é a força inercial centrífuga.